Os cães, com guirlandas de calêndulas ao redor de seus pescoços, foram o centro das atenções no Nepal nessa quinta-feira, em um dia dedicado ao fiel amigo do ser humano, como parte de um festival hindu. O Kukur Tihar, segundo dia do festival de cinco dias chamado Tihar, é reservado para adorar os cães como agentes de Yamaraj, deus da morte, e para apreciar sua lealdade e companhia com os humanos.
O especialista em agricultura Dhani Ram Kharel, de 74 anos, que celebrou o festival em casa, comentou à AFP que seu cão é parte integral de sua família.
“É importante ter um cachorro para nossa proteção”, disse Kharel, enquanto segurava em seus braços seu labrador de 10 anos. “O cachorro protege nossa família e nos mantém seguros”, ressaltou.
Embora os cães sejam valorizados como amigos leais, os cães em situação de rua no Nepal costumam enfrentar crueldades.
“Isso é errado, porque os cães são o companheiro mais importante do ser humano, pois desempenham sua função de maneira incondicional”, acrescentou.
Por todo o Nepal, os amantes de cães encheram seus animais domésticos e os cães em situação de rua com guloseimas, carinhos e brinquedos para demonstrar sua apreciação.
Os defensores do bem-estar animal esperam que o espírito do Kukur Tihar perdure além do festival, fazendo um apelo para um tratamento melhor dos cães sem lar durante todo o ano e o fim de práticas prejudiciais.
Fonte: O Globo