A “chuva” de pássaros mortos que surpreendeu, no sábado (1), os habitantes da pequena vila norte-americana de Beebe, no estado do Arkansas, deveu-se ao medo das próprias aves, admitiu hoje um responsável dos serviços veterinários.
“Temos quase a certeza de que foi um traumatismo que causou a morte” das aves, declarou George Badley, responsável dos serviços veterinários do Arkansas, citado pela agência AFP, acrescentando que os pássaros em causa, os tordos-sargento, que têm uma má visão noturna, morreram quando, amedrontados, embateram em casas e árvores.
Mais de cinco mil aves mortas, a maioria tordos-sargento, foram encontradas no sábado nas ruas de Beebe.
Um habitante contou ter ouvido durante a noite de fim de ano o que lhe pareciam terem sido várias explosões – provavelmente fogo de artifício ou tiros para dispersar pássaros -, seguidas de um voo errático de uma grande quantidade de aves.
“Ouviu os pássaros esvoaçarem em todos os sentidos, o seu bater de asas e ouviu chocarem contra obstáculos”, relatou o mesmo responsável dos serviços veterinários.
O estado do Arkansas decidiu abrir, ainda assim, um inquérito para se certificar de que as aves não foram envenenadas nem estavam doentes.
Assista ao vídeo da reportagem:
Fonte: Jornal de Notícias