Um médico de 61 anos foi preso acusado de maus-tratos a animais na zona rural de Itajubá (MG). De acordo com as informações da Polícia Civil, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na fazenda que fica no bairro Martins, na quarta-feira (09).
Além de maltratar um cão da raça fila brasileiro, o acusado também mantia funcionários em condições insalubres.
O cão foi encontrado em local confinado, magro, em péssimas condições de saúde. Além disso, o médico veterinário do Departamento de Zoonoses do município confirmou que o animal estava com vários ferimentos. Também foi constatado que os bois e vacas da fazenda não receberam a vacinação obrigatória, o que também caracteriza outro delito.
O cão foi atendido pelo veterinário e deve ficar sob tutela do Santuário Jardim de São Francisco.
Ao verificar as condições do local, a Vigilância Sanitária identificou que a água utilizada para o consumo do caseiro estava em condições insalubres com o reservatório sem cobertura, possibilitando o acesso de animais.
“A cor da água fornecida também apresentava aspecto turvo, e a casa estava em condições precárias, com janelas e portas danificadas, sem qualquer trava de segurança e as paredes tinham rachaduras”, afirmou a Polícia Civil.
A polícia investiga ainda o suspeito por furto de energia elétrica.
“O autor foi preso em flagrante por abuso e maus-tratos contra animais e encaminhado para o Sistema Prisional em Itajubá, onde ficará à disposição da Justiça”, informou a polícia.