Uma médica veterinária de Los Angeles, nos Estados Unidos, acolheu mais de 40 animais domésticos cujos tutores estão fugindo do incêndio devastador na região de Palisades, sacrificando sua própria saúde e segurança para garantir que eles sobrevivam.
Annie Harvilicz, de 47 anos, abriu sua casa e um hospital veterinário vazio para 41 cães e gatos, além de um coelho chamado Oreo, porque seus tutores não têm espaço ou recursos para levá-los consigo na evacuação, contou Harvilicz em entrevista ao The Post na quarta-feira (08/01).
“Uma família trouxe 10 cães”, contou a veterinária. “Para mim, isso é óbvio. Olhei ao redor e disse: ‘Tenho muito espaço aqui. Posso ajudar.'”
Harvilicz, que administra dois hospitais veterinários na cidade, começou a acolher os animais deslocados pelo incêndio no Animal Wellness Center Marina del Rey logo após o início do fogo, na terça-feira (07/01). Ela também levou quatro animais para sua própria casa, perto do aeroporto de Los Angeles.
O hospital fica a cerca de 19 quilômetros do incêndio em rápida expansão, que obrigou dezenas de milhares de pessoas no sul do estado da Califórnia a evacuarem suas casas enquanto os ventos fortes alimentam as chamas.
O esforço de Harvilicz para coordenar o resgate de animais e cuidar deles tem sido exaustivo, mas compensador, disse ela. “Não dormi nada, e meus olhos estão ardendo por causa da fumaça”, declarou. “Faço isso porque amo os animais e quero cuidar deles.”
A veterinária postou uma mensagem no Facebook oferecendo abrigo para os animais deslocados pelo incêndio depois que seu irmão a ligou na terça-feira de manhã pedindo que cuidasse de seu gato e coelho enquanto ele evacuava. “Eu disse: ‘Vão haver mais pessoas como meu irmão que precisam de ajuda'”, compartilhou ela.
Muitos tutores que fugiram do incêndio tinham vários gatos e cães e não podiam levá-los para os hotéis onde estão hospedados temporariamente, explicou ela.
Por outro lado, imagens da Fox 11 Los Angeles mostraram duas pessoas conduzindo seus cavalos pela rua enquanto os incêndios cercavam a região. Uma mulher e um homem que não tiveram os nomes divulgados foram vistos salvando os animais em meio à fumaça e brasas caindo.
People flee the wildfires with their horses: “We’re not just going to let them burn.”
— The Post Millennial (@TPostMillennial) January 8, 2025
“Temos alguns que já soltamos ali. Estamos tentando tirar o máximo possível”, explicou o homem.
“Ainda há muitos lá dentro”, a mulher acrescentou, enquanto usava uma máscara, com as chamas visíveis ao fundo. Quando perguntada se já havia enfrentado uma situação como essa antes, ela respondeu: “Sim, já resgatei antes.”