EnglishEspañolPortuguês

ABRIL LARANJA

Maus-tratos aos animais denunciam outras formas de violências, afirma psicóloga

8 de abril de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

Os maus-tratos aos animais podem ser um indicativo de outras violências. A afirmação foi da psicóloga Grazielle Tassinari durante a primeira palestra do Abril Laranja para conscientização contra crueldade aos animais, promovido pela Secretaria Municipal de Proteção Animal de São Leopoldo (Sempa) e Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (COMBEM). O ciclo de encontros iniciou no dia 2 de abril e terá mais duas edições dirante o mês.

O primeiro tema abordado foi “Maus-tratos aos animais: A conduta de intervenção primária pelo meio jurídico, psicológico e médico-veterinário e o sintoma como uma possibilidade de restauração”. A palestra foi dada pela psicóloga na Área Clínica, graduada em Perícia Criminal e Ciências Forenses e graduanda em Medicina Veterinária.

Abordando a Teoria do Elo, Tassinari destacou os maus-tratos aos animais como sintoma e a possibilidade de usar esse dado de alerta (as denúncias de maus-tratos) para conseguir entender o que acontece dentro das famílias. “Há situações que ao olhar o contexto familiar de uma denúncia de maus-tratos, tem violência doméstica e maus-tratos às crianças. A teoria afirma que sempre existe essa tríade da violência doméstica, maus-tratos contra as crianças e maus-tratos aos animais”, frisou a psicóloga.

“Se o Ministério Público entendesse que esse dado de alerta tem uma importância maior, se conseguiria fazer uma espécie de intervenção primária multidisciplinar”, disse a palestrante, trazendo a perspectiva psiquiátrica e psicológica ao abordar o Transtorno de Conduta como prognóstico de psicopatia.

RS tem média de 11 casos de maus-tratos por dia

Em 2023, o Rio Grande do Sul registrou uma média diária de 11 casos de maus-tratos contra animais, num total de 4.219 casos de violência. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP). No Brasil, é crime a prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação dos bichos de estimação, que pode ser punida com reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda.

As palestras do Abril Laranja fazem parte de uma campanha para conscientizar e sensibilizar a sociedade no mês de prevenção contra os maus-tratos aos animais, alertando para a importância da proteção e incentivando denúncias em casos de qualquer crueldade. Serão realizadas no auditório da EGP, a partir das 18h30, no 2° andar da prefeitura – avenida Dom João Becker, 754, no Centro de São Leopoldo. A entrada para o evento será pelo estacionamento do Centro Administrativo, com acesso pela Rua Brasil.

Programação do ciclo de palestras

06/04 (terça-feira)
Tema: “A pré-história do bem-estar animal de Canoas”.
Palestrante: Alex Szekir – Biólogo, Gestor Ambiental e ativista da causa animal.

23/04 (terça-feira)
Tema: “O impacto de experiências negativas no comportamento e bem-estar de cães e gatos”.
Palestrante: Humberto Schmidt – Médico Veterinário Comportamentalista, formado pela UFRGS em 2017 e Pós Graduado em Medicina Veterinária Comportamental pelo Instituto Qualittas.

Fonte: Brasil de Fato

    Você viu?

    Ir para o topo