EnglishEspañolPortuguês

Material de pesca e caça é apreendido em Rio Claro (RJ)

15 de julho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Agentes da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Claro (RJ), do setor de fiscalização da Light e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizaram ontem (14), uma operação no entorno da represa de Ribeirão das Lages. Ao final da operação, foram apreendidos vários instrumentos de pesca, além de três espingardas calibre 28, 16 cartuchos do mesmo calibre intactos, seis munições não identificadas, pólvora negra e balins esféricos – usados para carregamento de cartuchos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Mário Vidigal, os instrumentos utilizados na pesca estão apreendidos na sede da secretaria. São eles: sete redes, duas tarrafas, um arpão e quatro fisgas. As munições e armas foram encaminhadas à 168ª Delegacia de Polícia (Rio Claro), onde foi feita a ocorrência. O material foi encontrado na localidade conhecida como Macacos, próximo à Ponte Bela, nas instalações de um abrigo de caçadores.

O subtenente Cosme, comandante da guarnição do Bope, informou que as incursões para o combate à caça e o tráfico de animais silvestres serão uma constante no município de Rio Claro, em apoio ao órgão ambiental.

A lei 9.605/98 de Crimes Ambientais prevê multas que podem chegar a R$ 5 mil e prisão pelo emprego de arma de fogo na caça de animais silvestres. “Essas pessoas que insistem em pescar e caçar animais silvestres, além de ter o material apreendido, também sofrerão sanções administrativas, com multas que podem chegar a cinco mil reais”, afirmou o agente da secretaria, Lázaro Barbosa.

O fiscal da Light, Sebastião Lourenço, acrescentou que esta região é muito procurada por caçadores devido ao grande número de animais como pacas, tatus, capivaras, porcos do mato, entre outros.

Fonte: Diário do Vale

Você viu?

Ir para o topo