Por Rachel Siqueira (da Redação – EUA)
Jallikattu é um esporte idiota, praticado por idiotas, em Tamil Nadu, na Índia.
Trata-se de um dos esportes mais antigos da era moderna e, embora se assemelhe à tourada espanhola, o Jallikattu é diferente, pois o touro não é morto e os “matadores” não podem usar de qualquer arma.
Também conhecido como “Manju Virattu”, que significa “perseguir o touro”, Jallikattu é baseado no simples conceito de “fuga ou luta”.
Apesar de protestos de ativistas pelos direitos animais, Jallikattu vem sendo realizado normalmente nos distritos de Mandurai, Trichy e Pudukottai, em Tamil Nadu, como parte da festividade Pongal.
A “Blue Cross” e a “Animal Welfare”, ambas da Índia, haviam abordado a corte pedindo pela proibição de Jalikattu. “Como pode uma pessoa mostrar valentia por torturar a si mesmo e aos outros?”, questionou Sarswathi Haksan, secretária da “Blue Cross” indiana.
A “Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais” (SPCA), também pediu a proibição do bárbaro “esporte”. Nas palavras de Natana, disse Rajan, secretário da SPCA, “a existência desses atos de ‘heroísmo’ é uma pena”.
Os jovens da aldeia, no entanto, têm uma visão diferente. “Nas cidades, os jovens têm vários esportes. Aqui nas aldeias, o jallikattu é o evento onde podemos mostrar nosso talento. E lesões podem acontecer em qualquer esporte “, dizem os fãs do “esporte”.
Fonte: DNA – Read The World