Na região de Cagayan Valley, administrada pelas Filipinas, o Departamento de Meio Ambiente e Recursos Naturais (DENR) quer inspirar a mudança de comportamento e reduzir o descarte irresponsável de lixo na região, que ameaça as espécies marinhas. Para tanto, tem lançado mão de ferramentas do marketing social.
Pawi e Debbie são simpáticos mascotes que representam uma tartaruga-de-pente e um peixe voador. Debbie “nasceu” em junho deste ano, quando se comemora o Mês do Meio Ambiente das Filipinas. Pawi foi criado em agosto na cidade costeira de Dinapigue.
Os dois mascotes são ferramentas de marketing social da campanha de comunicação do Programa de Gerenciamento de Ecossistemas Costeiros e Marinhos (CMEMP) e representam o slogan da campanha da área protegida: “Você e eu pelo mar”.
Muitos animais que vivem na costa das Filipinas são desconhecidas das comunidades. Algumas espécies foram extintas sem ao menos serem conhecidas pela população. O desconhecimentogera a desiportância. Por isso, parte dos esforços do DENR hoje é para que as comunidades abracem esses animais como símbolos.
Mascotes são formas de identificação de grupo. Um mascote que representa um time de futebol, por exemplo, é abraçado por sua torcida como algo que a une. Logo, a estratégia do departamento é criar uma marca local que aproxime os locais, especialmente as crianças da causa.
Em entrevista ao portal BusinessMirror, Josefina de Leon, chefe da Divisão de Recursos da Vida Selvagem do DENR, afirma que “O mascote deixa uma marca nas mentes das pessoas através da aparência ou com o que ele se parece. São ótimos para as crianças tirarem fotos e a fotografia é uma lembrança daquela espécie ameaçada para as crianças”.
A tartaruga-de-pente e o peixe voador são espécies associadas a duas áreas protegidas de Cagayan Valley. Isabela é a maior área protegida das Filipinas e a inspiração para Pawi, a tartaruga-de-pente. Já o peixe voador Debbie representa a província de Batanes.