EnglishEspañolPortuguês

MIGRAÇÃO

Mariquita-riscadinha é registrada pela segunda vez no Brasil

Ave foi avistada no Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag), região norte do Rio de Janeiro.

24 de outubro de 2024
Kauan Panontin
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Denison Oliveira Cordeiro

A mariquita-riscadinha (Mniotilta varia) foi avistada pela segunda vez no Brasil, desta vez no Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag), no norte fluminense. O registro, feito por Denison Cordeiro, é uma grata surpresa aos observadores de aves, uma vez que o último e único avistamento da espécie ocorreu em São Paulo, em 2020.

Denison, que observa aves desde 2013, compartilhou sua empolgação ao descrever o momento do avistamento. “Fiquei surpreso com o achado e muito empolgado. A sensação de felicidade foi intensa, e isso me motiva a continuar acreditando no potencial do Brasil para a observação de aves”, contou.

O momento do registro aconteceu enquanto Denison observava um bico-chato-amarelo (Tolmomyias flaviventris). “De repente tive a atenção voltada para uma ave muito rápida e inquieta escalando os galhos mais grossos da parte arbórea da restinga em busca de insetos, quando olhei pela câmera percebi que se tratava de uma ave diferente, assim que fiz o registro comecei a tentar identificar”, explica ele.

A identificação da mariquita-riscadinha não foi fácil, dado o escasso conhecimento sobre a espécie no Brasil. “O maior desafio foi a falta de informação sobre ela, devido ter sido avistada apenas uma vez, mas pelo “jeitão” da ave deu pra chegar a conclusão de qual família seria e assim identificar”, conta o observador.

    Você viu?

    Ir para o topo