EnglishEspañolPortuguês

INOVAÇÃO

Marca vegana lança caseína que faz o queijo derreter e esticar como laticínios

8 de outubro de 2024
Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

A empresa belga de tecnologia alimentícia Those Vegan Cowboys lançou uma caseína sem origem animal, desenvolvida por meio de fermentação de precisão, que promete fazer o queijo vegano esticar e derreter de forma semelhante ao queijo de leite.

A caseína é a principal proteína presente no leite de vaca e é responsável pela textura, sabor e capacidade de derretimento dos queijos convencionais. A inovação da Those Vegan Cowboys utiliza micróbios fermentados em um tanque de aço inoxidável, apelidado de “Margaret” (em homenagem à ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, conhecida como a Dama de Ferro). A empresa planeja lançar seu próprio queijo à base de caseína no próximo ano e colaborar com outras marcas do setor.

De acordo com a Those Vegan Cowboys, seu método de fermentação é cinco vezes mais eficiente do que a produção tradicional de leite de vaca em termos de uso de água, terra e emissões de gases de efeito estufa. A empresa afirma que sua caseína “abre caminho para um queijo mais saudável”, por ser livre de lactose, colesterol ruim e gorduras saturadas. Além disso, o queijo feito com essa caseína é supostamente cinco vezes mais elástico que o produzido com caseína de origem animal.

A busca por alternativas mais realistas aos laticínios tem atraído o interesse de várias empresas de alimentos à base de plantas. Em 2023, marcas como a Climax Foods e a Pureture anunciaram o desenvolvimento de suas próprias versões de caseína vegana. Recentemente, a DairyX também revelou ter criado caseína por meio de fermentação de precisão.

Embora a inovação seja promissora, a maioria das novas caseínas ainda precisa de aprovação regulatória para chegar ao mercado. Na Europa, a caseína da Those Vegan Cowboys é considerada um novo alimento e deve passar por um rigoroso processo de aprovação. Nos Estados Unidos, a empresa New Culture foi pioneira ao obter o status GRAS (Generally Recognized as Safe) da FDA em fevereiro deste ano, marcando um passo importante na entrada de queijos veganos de alta qualidade no mercado.

    Você viu?

    Ir para o topo