“Eu acabei de chegar de uma corrida de canoa de 70 milhas que durou um dia,” disse Fremont uma hora depois de ter terminado a maratona de Porcos Voadores de Cincinnati em 5 horas, 59 minutos e 46 segundos.
De acordo com a USA Track & Field, ele bateu o recorde anterior para homens com 87 anos que era de 6horas, 48 segundos e 44 segundos.
Porque ele é capaz de estar tão ativo aos 87 anos? Ele diz que a resposta está no seu prato.
“Eu não consumo nenhum queijo, carne ou ovos há 18 anos” ele diz.
Fremont expõe as virtudes da dieta vegana com a mesma paixão e determinação que corre as maratonas, participa das corridas de longa distância de canoas e como fundador da Rivers Unlimited em 1972, trabalha para limpar os rios de Ohio.
Fremont mudou para uma dieta vegana em 1991, quando foi diagnosticado com uma câncer de cólon-retal.
“Eu nunca mais comi como antes desde de o dia do diagnóstico”, ele diz. “Eu fiz minhas 3 amigas limparem todas as porcarias que haviam na minha geladeira”.
Esta dieta, diz Fremont, é o que dá a ele sua vantagem. Mas ele reconhece que esta mudança é difícil para a maior parte das pessoas.
“Comer é uma questão de qualidade de vida”, diz Fremont. “A maioria das pessoas não consegue se imaginar abrindo mão de ovos, bacon, bife grelhado, leite e sorvete. Eu perdi um amigo – professor em UC. Ele me disse, “Eu tenho câncer de prostata”. Eu disse a ele, “Você precisa abrir mão do queijo”.
Mas o amigo dele disse que a qualidade de vida dele fazia as consequências da sua dieta, valerem a pena.
“Eu não entendi aquilo”, Disse Fremont. “É uma falta de imaginação. Imagine que você pode viver.”
Fremont, é claro, não apenas sobreviveu – ele ganhou saúde. Seus recordes em maratonas são a prova disto.
Para Fremont, tudo veio por causa da dieta vegana: “Se uma pessoa te contasse que se você se tornasse vegano, você poderia quebrar recordes em maratonas, você se tornaria?” ele diz. “Esta é a minha história”.
“No próximo ano eu terei 88 anos”, comenta. “Eles não tem recordes para atletas de 88 anos”.
Tradução livre: Guia Vegano
Fonte: Cincinnati