O maratonista, engenheiro e americano Mike Fremont conseguiu quebrar vários recordes em corridas de longa distância até os 80 anos, e, este ano, em que ele completou 99 anos, Fremont continuou conquistando números impressionantes, atingindo recordes em maratonas percorridas por atletas entre os 95-99 anos.
Vegano e aposentado, o maratonista conquistou marcos em nível mundial nas meias-maratonas, sendo que alguns desses recordes ainda não foram superadas por outros atletas. Com quase 100 anos, o americano continua competindo nas corridas.
De acordo com entrevista no site sobre veganismo Great Vegan Athletes, Mike Fremont disse que iniciou uma dieta baseada em vegetais rica em alimentos integrais quando foi diagnosticado com câncer linfático, em 1991, doença na qual ele conseguiu superar.
Para Fremont, deixar de consumir alimentos de origem animal foi muito importante no processo de recuperação da doença “Foi com a adoção dessa dieta que todos os meus recordes mundiais surgiram, assim como meus recordes nos EUA.”
Mike Fremont diz que o veganismo para ele vai muito além hoje em dia de questões de saúde, ele também não consome nada de origem animal devido motivos éticos e ambientais.
Pães integrais, arroz, aveia, milho e batata-doce, estão entre alguns dos alimentos que ele consome. “Também consumo tofu, cebola, couve, acelga, cenoura, feijões, aspargos, ervilhas, lentilhas, vagem, cogumelos, laranja, toranja, frutas vermelhas, melão e uva, além de leite de aveia, de cânhamo e de amêndoas.”
Recentemente em 2019, Mike Fremont aos 97 anos bateu um recorde em meia-maratona nos EUA. Além disso, ele corre três vezes por semana e em um parque em Cincinnati, no estado de Ohio, ele percorre mais de oito quilômetros.
Para o portal GVA, Fremont contou que a razão de não ter parado de correr até agora, apesar da sua idade avançada, é que ele acredita que existe um propósito social relevante, considerando sua idade e a demanda que existe na atividade física que faz.
Saiba Mais
Segundo o portal Vegazeta, o corredor de maratonas e vegano Harvey Lewis, que também já conquistou recordes, vê o maratonista Mike Fremont como uma referência.