EnglishEspañolPortuguês

IMPACTO

Máquinas de lavar com filtros ajudam a reduzir a poluição de microplásticos

O Instituto da Mulher apóia a iniciativa, pedindo aos fabricantes que tomem medidas em relação às microfibras de plástico

7 de novembro de 2021
Fiona Harvey (The Guardian) | Traduzido por Jhaniny Ferreira
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

As máquinas de lavar devem ser equipadas com filtros para evitar que as fibras microplásticas das roupas cheguem aos cursos de água e ao mar, pediram o Instituto da Mulher, ativistas e parlamentares.

Os filtros são baratos e podem capturar quase todas as microfibras de plástico produzidas com a lavagem de roupas feitas de tecidos artificiais como o náilon, mas não há nenhuma obrigação no Reino Unido de que as máquinas de lavar sejam equipadas com dispositivos simples.

Microfibras de plástico são comuns nos cursos de água e nos oceanos, onde seu impacto na vida marinha ainda é amplamente desconhecido, e são comumente encontradas no corpo das pessoas, incluindo placentas de bebês em gestação.

Um novo grupo parlamentar de todos os partidos sobre microplásticos foi criado para destacar a questão. A organização publicou seu primeiro relatório na terça-feira instando os ministros a agirem, com o apoio do Instituto da Mulher. O grupo está pedindo novas regras exigindo que os fabricantes instalem os filtros em todas as máquinas de lavar vendidas no Reino Unido, para uso comercial e doméstico, a partir de 2025; que os fabricantes de tecidos tenham que assumir a responsabilidade pelos resíduos gerados por seus produtos a partir de 2023; e para o governo nomear um ministro da poluição por plásticos.

Ann Jones, presidente da Federação Nacional de Institutos Femininos, disse: “Nossa própria pesquisa descobriu que pelo menos 9,4 trilhões de fibras microplásticas podem ser liberadas todas as semanas no Reino Unido por meio do processo de lavagem. A cada dia que passa, nossos rios e mares ficam mais sufocados com resíduos de plástico. A escala do problema é enorme, mas as soluções estão cada vez mais próximas. ”

A França já introduziu a exigência de instalação de filtros, a partir de 2023, e a UE está considerando regras semelhantes.

Alberto Costa, o parlamentar conservador que criou o grupo, disse que muitos fabricantes de máquinas de lavar e produtores de plástico também apoiaram as propostas. “Esta é uma medida sensata, razoável e econômica. A chave para isso [empurrão do novo grupo] foi envolver os fabricantes, e eles concordam que isso pode ser feito com poucos gastos para os consumidores. Alguns já indicaram que começarão a encaixá-los, independente da legislação. ”

Outra questão a ser resolvida é o que acontece com os resíduos filtrados, que podem ser descartados em geral no lixo doméstico para chegar a aterros sanitários, ou podem ser submetidos a coletas especiais de lixo ou outras formas de disposição.

Uma única lavagem pode liberar milhares de pedaços de microplástico e- contra-intuitivamente – o delicado ciclo de lavagem disponível em muitas máquinas de lavar pode resultar na liberação de ainda mais peças do que os ciclos padrão. As pessoas são aconselhadas a lavar roupas feitas de fibras artificiais dentro de uma fronha, sempre que possível, pois isso permite que sejam limpas, mas pode impedir que algumas das fibras sejam liberadas.

Esgoto e águas residuais contêm altos níveis de microplásticos, em parte por causa das microfibras das roupas. O lodo de esgoto é frequentemente espalhado em terras agrícolas, onde pode ser lançado na água ou no ar, ou às vezes em rios , pois o controle do Reino Unido sobre o lançamento de esgoto em cursos de água é insuficiente.

A pesquisa sobre os impactos do microplástico na vida marinha está em andamento, mas as primeiras indicações são de que ele pode representar um problema generalizado. Pedaços maiores de plástico podem sufocar peixes, mamíferos marinhos e pássaros, alojar-se em suas vísceras ou prendê-los, mas os microplásticos podem causar formas mais sutis de dano.

Um porta-voz do Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais disse que o governo estava tomando medidas contra uma variedade de fontes de poluição de plástico, incluindo microesferas e sacolas plásticas, e disse: “Os fabricantes devem fazer a sua parte, aproveitando a tecnologia mais recente para proteger nossos ambiente marinho. Estamos mantendo o ajuste obrigatório de filtros microplásticos sob análise detalhada”.

    Você viu?

    Ir para o topo