Mais de trezentas pessoas manifestaram-se neste sábado (10) em frente ao Campo Pequeno, em Lisboa, Portugal, exigindo ao Governo mais legislação que proteja os animais e o fim das touradas em Portugal.
“Tradição não é justificativa, é falta de instrução!”, “Torturar e matar merecem castigo” e “Já não somos primitivos” eram algumas da frases dos cartazes, enquanto nas t-shirts se lia “Troque de lugar com os touros” e “Todos diferentes, todos animais”.
“O que pretendemos dizer ao legislador e ao Governo é que os cidadãos estão muito descontentes com a forma como os animais estão protegidos em Portugal e exigem mais protecção legislativa”, afirmou Rita Silva, presidente da Animal, associação que convocou o protesto.
Uma das manifestantes, envergando uma t-shirt com o slogan “Salva os touros dos toureiros», considerou o protesto “bastante válido”, porque “os animais não estão protegidos em termos de legislação”.
“A evolução da sociedade também se vê pela forma como se tratam os animais”, acrescentou Maria João Oliveira.
Outra manifestante, Cristina, considerou que em Portugal os animais só têm valor “enquanto patrimônio de alguém”, criticando a recente criação de uma Secção de Tauromaquia pelo Ministério da Cultura.
Depois da concentração, os manifestantes vão seguir em marcha até ao Parlamento. A presidente da Associação Animal espera que o protesto reúna “milhares de pessoas”, até porque “todos os grupos de protecção dos animais” aderiram.
“É bastante expectável que cheguemos aos milhares e isso é uma muito boa mensagem a passar ao legislador”, afirmou Rita Silva.
Fonte: IOL Diário