EnglishEspañolPortuguês

Manifestação pede fim da exportação de animais vivos

18 de dezembro de 2019
2 min. de leitura
A-
A+
Além do balão, cerca de dezenas de ativistas carregavam cartazes com informações sobre o tema (Foto: Fernanda Lenz/Mercy For Animals)

Domingo (15), a organização Mercy For Animals reuniu voluntários em uma manifestação contra a exportação de animais vivos, levando para a Avenida Paulista, em São Paulo (SP), um balão de quatro metros em formato de boi, que divulgava o site exportacaovergonha.com.br.

Além do balão, cerca de dezenas de ativistas carregavam cartazes com informações sobre o tema. A manifestação foi motivada pelas imagens da investigação lançada em novembro, que mostram a terrível realidade dos bois transportados em navios para abatedouros em países distantes.

Juntas, a ativista Luisa Mell e a ONG criaram um abaixo-assinado que já conta com mais de 200 mil assinaturas, pedindo ao Senado Federal brasileiro que aprove o Projeto de Lei 357/2018, que visa proibir a exportação de animais vivos destinados ao abate em outros países.

Além do estresse do ambiente desconhecido, do ruído e do movimento constante dos navios, esses animais são forçados a ficarem semanas apertados e tendo que deitar em seus próprios excrementos. Após essa terrível jornada, eles acabam sendo mortos no país de destino enquanto ainda conscientes e capazes de sentir dor. A MFA aponta que se o abate ocorresse da mesma forma no Brasil, seria considerado ilegal.

“Muitas pessoas não fazem ideia do que esses animais vivem enquanto são carregados em navios lotados e sujos, para depois serem brutalmente mortos. Trouxemos o assunto para a Avenida Paulista para que mais pessoas possam juntar-se a nós e defendê-los dessa vida cheia de miséria e privação”, explica a diretora executiva da Mercy For Animals Brasil, Sandra Lopes.

“Como uma sociedade civilizada, é nosso dever banir a absurda prática de exportação de animais vivos, um completo desastre animal e ambiental”. A exportação de animais vivos para abate está sendo progressivamente eliminada da Nova Zelândia e da Índia. No Brasil, tem sido objeto de projetos de leis e decisões judiciais. O Ministério Público Federal também já defendeu o fim da exportação de animais vivos para abate, considerando-a inconstitucional.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo