Na euforia de quem assiste e vibra com as competições de uma Copa do Mundo, muitas atividades ou preocupações do dia a dia são deixadas de lado ou mesmo esquecidas. E isso pode acontecer até mesmo com os cuidados dispensados aos animais domésticos.
Por isso, preocupada em evitar que os bichos venham a ser prejudicados durante esse campeonato, a União Internacional Protetora dos Animais (Uipa) realizou, no fim da tarde desse sábado, manifestação na Praça dos Estressados, na Avenida Beira-Mar, orientando os moradores de Fortaleza quanto aos cuidados a serem adotados com cães e gatos neste período de Copa, sobretudo em dias de jogos do Brasil.
O objetivo, como explicou a advogada e presidente da Uipa, Geuza Leitão, foi mostrar aos tutores dos animais sobre como proceder para evitar que os fogos de artifícios ou o excesso de barulho das torcidas assustem os bichos. Mensagens nesse sentido foram divulgadas em cartazes e panfletos, bem como por meio de carro de som.
Alguns manifestantes compareceram à Praça dos Estressados com seus animais de estimação. O ato chamou a atenção de crianças e adultos, pessoas que demonstravam curiosidade em relação aos objetivos da programação da Uipa.
Geuza Leitão alertou ser comum, nesse tipo de campeonato mundial, os animais se assustarem. “Quando isso ocorre, o destino pode ser a fome, o abandono, o sofrimento ou a morte”, disse, recomendando que portas e janelas sejam fechadas para diminuir o barulho.
Outra forma de reduzir o estresse provocado pela poluição sonora é colocar algodão nos ouvidos dos bichinhos ou utilizar tranquilizante prescrito por veterinário. “Não somos contra a euforia e os festejos, mas é preciso pensar no bem-estar dos animais”, frisou.
Fonte: Diário do Nordeste