Por Raquel Soldera (da Redação)
O vazamento de petróleo da plataforma Deepwater Horizon da British Petroleum (BP) chegou pela primeira vez ao Texas, nos Estados Unidos, mais de 75 dias após o início do derrame.
Na segunda-feira, 05, bolas de piche foram encontradas em praias no Texas. Quase 500 quilômetros da costa do Golfo do México, do Texas a Flórida, agora estão contaminados, de acordo com o jornal La Nación Dominicana.
Também foram detectadas bolas de piche e uma fina camada brilhante de petróleo no lago Pontchartrain, na Louisiana, uma grande massa de água ao norte de Nova Orleans que se comunica com o Golfo do México.
Foram encontradas mais provas de que os órgãos reguladores federais americanos não conseguiram captar a dimensão dos perigos da perfuração de petróleo em alto-mar.
Um memorando de setembro de 2007, do Departamento de Pesca e Vida Selvagem americano, sustentava que os derramamentos de petróleo em projetos de perfuração no Golfo do México eram “eventos de baixa probabilidade”.
O memorando também afirmava que seria pouco provável que um vazamento de petróleo afetaria os pelicanos marrons, tartarugas marinhas e outros animais nos habitats da costa do Golfo do México.