O trabalho dos agentes de uma reserva natural no sul da Índia produziu uma bela imagem do reencontro de mãe e filho neste começo de 2024. Após se perder da manada de elefantes e ficar sozinho por um dia, um filhote foi encaminhado para o grupo com sua mãe e tias, que estavam a cerca de 4 quilômetros de distância.
Os elefantes raramente abandonam um filhote perdido. Quando notam a ausência de um dos pequenos, geralmente um grupo fica para trás, para encontrar o filhote e reintegrá-lo à manada. Contudo, em áreas onde há histórico de atrito com humanos, os elefantes podem prosseguir, por segurança.
“A matriarca tem que escolher entre o bem-estar da manada e o bem-estar de um filhote”, disse Kartick Satyanarayan, diretor executivo da Wildlife SOS, em entrevista ao jornal The Guardian.
Após encontrar o filhote perdido, os agentes do santuário para tigres Anamalai, na região de Tamil Nadu, usaram drones para localizar a manada com a mãe. Antes do reencontro, foram necessários alguns cuidados:um bom banho e depois uma dose de lama sobre o filhote para reduzir odores humanos.
“Isso significa que a mãe e as tias darão as boas-vindas ao filhote e reduzirá a ansiedade em relação a qualquer marca humana”, afirmou Satyanarayan. Após uma viagem de caminhão, mãe e filho se reuniram uma vez mais.
No monitoramento dos dois, que se seguiu por mais alguns dias, foi possível flagrar os dois tirando uma soneca tranquila.
Fonte: Um Só Planeta