Mais uma tartaruga marinha foi encontrada no litoral alagoano na manhã da última quarta-feira (22) por moradores na praia de Ipioca (AL). O resgate foi realizado pelo Instituto Biota de Conservação depois que receberam a ligação de uma pessoa que passava no local.
O biólogo e presidente do Instituto Biota, Bruno Stefanis, informou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), com uma sede em Maceió, sobre o animal encontrado ainda vivo, mas não esperou que o animal fosse socorrido somente pela tarde, horário que o carro do IBAMA estava disponível para resgatar a tartaruga.
Segundo Bruno, trata-se de uma tartaruga fêmea que mede 48 centímetros e é conhecida popularmente por tartaruga-de-pente e seu nome científico é “E. imbricata”. “Encontramos a tartaruga viva, mas com um grande ferimento na nadadeira anterior direita, devido ao enroscamento com plásticos, causando necrose”, disse.
O animal foi encaminhado pela equipe do Instituto Biota ao CETAS IBAMA e hoje irá passar por uma cirurgia pra amputar a nadadeira. O procedimento será realizado no Hospital Veterinário do Cesmac e, posteriormente a tartaruga será encaminhada para a sede do Instituto Biota no bairro do Riacho Doce, a fim de que sejam feitos os cuidados do pós-operatório.
Bruno Stefanis informou ainda que o grande número de tartarugas que aparecem no litoral alagoano nesse período é por conta da fase de reprodução dos animais, que compreende os meses de setembro a março. “ As tartarugas aproximam-se da costa para desovar e, devido ao lixo jogado no mar, como é o caso dos plásticos, elas ficam mais suscetíveis aos acidentes, finalizou.
Fonte: O Jornal Web