EnglishEspañolPortuguês

PESSAC

Mais uma cidade francesa proibe a venda e consumo de foie gras

13 de novembro de 2024
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

A cidade de Pessac, localizada na região da Nova Aquitânia, na França, proibiu o serviço de foie gras em eventos municipais, tornando-se a terceira cidade do país a adotar essa medida este ano e a décima quinta no total. A decisão se alinha com ações de cidades como Bordeaux, Poitiers e Montpellier, que também baniram o prato polêmico.

Em uma carta dirigida à organização em defesa dos direitos animais L214, o prefeito de Pessac, Franck Raynal, destacou o compromisso da cidade em seu plano de ação para a causa animal, em vigor de 2021 a 2026. “Como parte desse compromisso e com o propósito de zelar pelas condições de criação para a produção de foie gras, Pessac proíbe formalmente o serviço de foie gras em eventos municipais”, declarou Raynal. Ele é o primeiro prefeito conservador da região a tomar essa posição contra o foie gras.

O foie gras, tradicionalmente feito de fígados de ganso ou pato, é obtido por meio da alimentação restringida dos animais, causando o aumento anormal de seus fígados para que fiquem mais gordurosos. A prática é fortemente criticada por organizações como a L214, que expõe as condições precárias em que essas aves são mantidas.

Além de proibir o foie gras, Pessac se compromete a oferecer alternativas vegetais nos serviços de alimentação das escolas e em eventos municipais. A demanda por substitutos éticos ao foie gras tem crescido, com opções como o “foie gras cultivado” da startup francesa Gourmey, feito a partir francês de células-tronco de ovos de pato, e o “faux gras” do chef Alexis Gauthier, que adaptou seu restaurante Gauthier Soho para um menu totalmente vegano.

    Você viu?

    Ir para o topo