EnglishEspañolPortuguês

Mais uma capivara aparece morta em represa, a 57ª desde janeiro, em Rio Preto (SP)

29 de julho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Capivara amamenta filhotes às margens da Represa Municipal. Foto: Milena Aurea/Agência BOM DIA

Após matança de gatos na Represa Municipal, outro mamífero se tornou alvo de vândalos. Quarta-feira, funcionários municipais encontraram a 57º capivara morta, somente neste ano, com ferimentos profundos no corpo, que podem ter sido causados por pedradas, como afirmou a Polícia Ambiental de Rio Preto (SP), que investiga o caso.

A assessoria da prefeitura informou que havia 237 capivaras na Represa em janeiro último. Quarta, só restavam 180. Grande parte dos animais foi morta por armas de fogo, enforcamento, pedradas e atropelamento.

Alerta

Adalberto Amaral, membro  da Associação Jurídica de Defesa Ambiental e dos Animais (Ajudaa), disse que alertou o prefeito Valdorimo Lopes sobre os riscos de morte dos animais. “Há um mês, encontramos o prefeito e dissemos que era necessário segurança 24 horas em todos os locais onde existem animais”, afirma.

Segundo a assessoria da prefeitura, “a Secretaria do Meio Ambiente instalará uma grade ao redor do lago 2 de 1,9 mil metros de extensão e  altura de 70 centímetros”. A prefeitura informou ainda que fez pedido à Polícia Militar para “intensificar a patrulha no local, mas que não há previsão de fiscalização  24 horas”.

Crime

De acordo com a lei federal 9.605, de 1998, “atos de abuso, maus-tratos ou quem ferem ou mutilam animais são crime com pena prevista de três meses a um ano de prisão.”

Gatos foram mortos por vândalos no mesmo local

Há quase dois meses, cerca de 50 gatos foram encontrados mortos no Lago 2 da Represa Municipal. E 18 desapareceram. Os animais viviam em uma rua nos fundos da escola Sesi. O local é conhecido como ponto de abandono de gatos. A denúncia, à época, foi feita por três entidades.

Segundo elas, pessoas abandonavam os gatos no Parque, que viravam alvo fácil  para vândalos. Após denúncias de moradores, que suspeitavam de um homem que colocava os gatos em um saco preto, as mortes pararam.

Outra hipótese levantada pelas associações de proteção dos animais é de que parte dos gatos que desapareceram tenha sido capturada e morta em rituais de magia negra. As associações disseram que aceitam doações de gatos para que os animais não sejam abandonados.

Fonte: Rede Bom Dia

Você viu?

Ir para o topo