As galinhas estão morrendo aos milhões enquanto são transportadas das fazendas para os matadouros por causa de caminhões mal ventilados, diz um relatório divulgado pelo The Guardian. Cerca de um milhão de frangos são mortos na chegada aos matadouros na Inglaterra e no País de Gales todos os anos, de acordo com dados coletados pela Food Standards Agency (FSA) e analisados pelo Bureau of Investigative Journalism.
Embora o número de mortes em trânsito seja apenas uma fração do bilhão de aves mortas para consumo todos os anos no Reino Unido, o governo disse esta semana que os números são “preocupantes” e que a redução das mortes foi a força maior por trás de suas novas propostas para restringir o transporte de animais vivos. Uma consulta sobre o assunto foi encerrada esta semana.
Falando anonimamente, um veterinário do governo que trabalha em matadouros de aves no Reino Unido disse que as aves estavam sendo privadas de água e mantidas em caminhões sem qualquer controle de temperatura.
“Nos meses de verão as galinhas podem ficar nas gaiolas com temperaturas que chegam a 40ºC em algumas partes do caminhão. Eles estariam ofegantes e morreriam de estresse por calor de uma forma bastante difícil. No inverno, eles estão sendo retirados de galpões com temperatura controlada, onde são mantidos a 21° C e podem rapidamente contrair o frio devido à queda repentina de temperatura, especialmente se transportados no meio da noite.”
“Não há desculpa para isso, exceto as prioridades dos envolvidos para maximizar o fluxo de pássaros e o retorno financeiro.” As propostas do governo incluem limitar as temperaturas ambientes nas quais as viagens de aves podem ser realizadas, a menos que o veículo seja capaz de regular mecanicamente a temperatura interna.
Mas a indústria do frango disse que “se opõe totalmente” a qualquer proposta para forçá-la a usar veículos equipados com ventilação e aquecimento adequados.
A readaptação dos veículos seria um “custo adicional extraordinário quando não há garantia de que quaisquer mudanças trarão melhor bem-estar para as aves transportadas”, disse o British Poultry Council (BPC) em sua resposta à consulta.
O BPC disse que a Finlândia e a Noruega já usam veículos que podem regular as temperaturas, mas nenhum deles apresentou taxas de mortalidade mais baixas para aves durante o transporte.
As aves são transportadas da granja para matadouros em todo o Reino Unido em bandejas modulares de plástico empilhadas umas sobre as outras, com cerca de 20 aves mantidas em cada caixa em condições de apertado. Os regulamentos sobre o transporte de animais permitem que as aves viajem por até 12 horas sem acesso a comida ou água. Os regulamentos atuais não fornecem poderes legais para proibir viagens com base na temperatura externa.
O veterinário denunciante disse: “Não há ar condicionado, só vento proveniente do movimento do caminhão. Se ficarem presos no trânsito ou tiverem que parar, os pássaros morrerão como moscas nessas condições.”
Ele disse que os números da FSA sobre as aves registradas como mortas na chegada provavelmente foram subestimados. “O veterinário só verá o que pode em uma fábrica extremamente ocupada.”
O veterinário disse que a água deveria estar disponível para todas as galinhas nos caminhões.
O secretário do Meio Ambiente, George Eustice, disse a repórteres nesta semana que estava “preocupado” com o alto número de mortes de pássaros. Estudos citados pelo governo em sua consulta afirmam que o número de mortes pode ser significativamente maior do que os coletados pela FSA.
“Em termos de tempo de viagem e a necessidade de ventilação, a questão que mais nos preocupou e eu acho que é algo onde uma ação é necessária. E, em alguns setores da avicultura, em particular galinhas poedeiras, onde você obtém despovoamento no fim da vida útil”, disse.
“Houve alguns sinais e estatísticas muito preocupantes que estava tendo uma alta mortalidade ao chegar ao matadouro e não acho que nenhum de nós possa se sentir confortável com isso.”
A Moy Park, que fornece frangos aos principais varejistas do Reino Unido, foi multada em 2017 , depois que mais de 500 aves foram encontradas mortas em um de seus caminhões quando ele chegaram a um matadouro de Lincolnshire. Um porta-voz da empresa disse que havia introduzido “medidas sazonais adequadas para apoiar a circulação de ar. Incluindo a remoção das cortinas dos caminhões durante os meses de verão”.
Um porta-voz do BPC disse: “Congratulamo-nos com a discussão em torno da consulta do Defra sobre bem-estar no transporte, mas infelizmente a consulta é amplamente baseada em estudos desatualizados – um com quase 30 anos – que não refletem as práticas modernas. Nossos próprios números mostram que já estamos muito à frente das propostas apresentadas pelo Defra.”