A Prefeitura de Aracaju resgatou entre janeiro e dezembro de 2021, 1.067 animais de grande porte como cavalos, bois, vacas e burros, pelas ruas da capital sergipana. O trabalho é realizado pela Emsurb (Empresa Municipal de Serviços), que encaminha os animais para o Centro de Apreensão de Animais.
Os tutores dos cavalos e bois podem se apresentar no centro de triagem até 15 dias após o resgate. O abrigo examina os animais e os identifica, caso seja identificada alguma enfermidade o animal é levado para atendimento médico veterinário.
Infelizmente, a maior parte desses animais é explorada por pessoas irresponsáveis que não querem cuidar da saúde, bem-estar e alimentação dos cavalos e burros, que puxam carroças pesadas e passam o dia correndo risco de vida em meio as vias públicas.
No caso do responsável pelo animal não se apresentar, os bois, vacas e cavalos são disponibilizados para adoção. Se o animal for resgatado mais de uma vez, o tutor perde a guarda do animal.
Para realizar a adoção de animais de grande porte é necessário preencher alguns requisitos específicos, um deles é morar em área rural, onde os animais podem viver sem correr os perigos do perímetro urbano.