Mais de 10 grandes redes de supermercados na Holanda assumiram o compromisso de vender mais proteínas vegetais do que carne de origem animal até 2030. As vendas de alimentos à base de plantas no país europeu já são altas em comparação a outras nações, com proteínas vegetais representando 40% de todas as proteínas atualmente vendidas pelos supermercados holandeses.
Agora, as principais redes de supermercados do país se comprometeram a ir ainda mais longe com suas metas de produtos à base de plantas e se juntaram a uma campanha que convoca os supermercados a fazer das proteínas vegetais a maioria das proteínas vendidas.
O compromisso com as proteínas vegetais faz parte de uma campanha realizada pela ONG de direitos animais holandesa Wakker Dier. Ela exige que os supermercados aumentem a parcela de proteínas vendidas para pelo menos 50% de origem vegetal em 2025 e pelo menos 60% até 2030. Esta última meta significará que os supermercados no país estarão vendendo mais proteínas vegetais do que carne de origem animal.
A campanha da Wakker Dier tem sido um grande sucesso até agora, com onze dos principais supermercados do país assumindo o compromisso, que juntos detêm uma participação de mercado de mais de 90%.
“Esta é uma ótima notícia para os animais, o meio ambiente e nossa saúde”, diz Collin Molenaar da Wakker Dier. Ele aponta que apenas um grande supermercado e algumas pequenas redes de supermercados ainda não se comprometeram com as metas de proteínas.
O consumo de alimentos à base de plantas no país tem crescido à medida que mais pessoas optam por comer menos carne por razões éticas, de saúde e ambientais. Estudos do Conselho de Saúde da Holanda recentemente recomendaram que uma dieta com 60% de proteína vegetal melhoraria a saúde da maioria dos holandeses. Também aponta que tal dieta pode reduzir o impacto ambiental dos alimentos em 25%.
Como resultado, o Conselho de Saúde sugeriu que os supermercados são um dos fatores que podem ajudar a incentivar os consumidores a escolher mais alimentos à base de plantas.
Além das metas de proteínas, os supermercados também têm implementado novas maneiras de incentivar os clientes a tomar decisões baseadas em plantas no caixa. Isso inclui reduções de preços que tornam as proteínas vegetais mais baratas do que seus equivalentes de carne, mas também se estende à forma como as proteínas são anunciadas.
O supermercado Jumbo, por exemplo, anunciou no início deste ano que parará com promoções de produtos de carne, em um esforço para atender às metas do Conselho de Saúde da Holanda. Também tem realizado campanhas publicitárias para aumentar o conhecimento de receitas à base de plantas.
Os supermercados na Holanda e suas metas de proteínas fazem parte de uma onda de políticas e campanhas em toda a Europa que estão agindo para aumentar o consumo de alimentos à base de plantas.
Recentemente, a Dinamarca se tornou o primeiro país do mundo a lançar um roteiro nacional para tornar o sistema alimentar do país mais baseado em plantas.
O Plano de Ação para Alimentos à Base de Plantas do governo dinamarquês, de 40 páginas, foi introduzido no final do ano passado e explora como ajudar a aumentar a adoção de alimentos à base de plantas transformando as muitas etapas da produção de alimentos. Espera-se que o plano influencie outros países da UE a estabelecerem suas próprias estratégias voltadas para as plantas, especialmente na segunda metade de 2025, quando a Dinamarca presidirá o Conselho Europeu.