
Pelo menos 750 pelicanos foram encontrados mortos em um local declarado Patrimônio Mundial da Unesco no norte do Senegal, um habitat preservado que fornece refúgio para milhões de aves migratórias. Os animais foram encontrados por guardas-florestais, no santuário de pássaros Djoudj, um remoto bolsão de pântano perto da fronteira com a Mauritânia e um local de descanso para pássaros que cruzam o Saara para o oeste da África a cada ano.
Um vídeo não verificado publicado na mídia local mostra centenas de cadáveres de pelicanos espalhadas em uma praia lamacenta e mais escura que o natural. Bocar Thiam, diretor dos parques do Senegal, disse em uma entrevista: “Tiramos algumas amostras para triagem e esperamos saber em um futuro próximo o que causou a morte dos pelicanos”. O santuário é um local de trânsito para cerca de 350 espécies de pássaros, mas apenas pelicanos foram encontrados mortos, disse ele. Dos mortos, 740 eram jovens e 10 eram adultos.
As autoridades fecharam o parque e ordenaram a incineração das aves mortas por precaução. Este mês, o Senegal relatou um surto da gripe aviária altamente patogênica H5N1 em uma granja avícola na região de Thies cerca de 190 km (120 milhas) ao sul, resultando no abate de cerca de 100.000 frangos.