EnglishEspañolPortuguês

REPÚDIO

Mais de 70% da população de Portugal se posiciona contra touradas

Os dados são resultados de um estudo realizado após ter sido proibida a transmissão de touradas em redes de televisão estatais

29 de junho de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Freepik/Ilustrativa

Um levantamento realizado em Portugal concluiu que 72% da população do país é contra as touradas. Alvo de críticas internacionais, esses eventos têm perdido cada vez mais a sua popularidade. Os dados obtidos por pesquisa do Barómetro CMTV revelam o aumento da conscientização sobre direitos animais e o repúdio dos portugueses a práticas que condenam touros a extremo sofrimento.

O estudo foi realizado para registrar a opinião dos portugueses sobre a proibição da transmissão de touradas em canais de televisão estatais do país.

De acordo com o levantamento, 45% dos entrevistados não concordam que a emissora RTP transposta as touradas e concorda que a transmissão desses eventos seja proibida. Outros 27% disseram que não concordam com a transmissão, mas são contra a proibição. No total, 72% dos portugueses se posicionaram contra esses eventos cruéis.

Apenas 22% dos participantes concordou com a transmissão das touradas e outros 6% preferiu não responder ou alegou não saber dar a resposta.

Respeito ao bem-estar animal

A decisão de proibir a transmissão de touradas na televisão estatal tem relação com o novo contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão. Cláusulas do concreto determinam que a RTP assegure “o respeito pelo bem-estar animal” e para cumprir a determinação, não há como transmitir um conteúdo com touros sendo perseguidos e feridos em prol de um sádico entretenimento humano.

“A inclusão desta proposição no contrato será dificilmente compatível com a transmissão de espetáculos cujo centro é uma situação em que há sofrimento animal”, afirmou o presidente da RTP, Nuno Artur Silva.

Em 2020, embora as transmissões de touradas ainda fossem feitas pelas estações públicas de televisão de Portugal, apenas um desses eventos foi transmitido no decorrer de todo o ano. Agora, com as novas regras, o sofrimento dos touros não será mais televisionado, o que diminuirá a divulgação desses eventos e a banalização da crueldade.

Você viu?

Ir para o topo