Pelo menos 41 pessoas foram detidas em diferentes localidades de Córdoba, na Argentina nas últimas horas, acusadas de manter em cativeiro 75 cães galgos que eram usados para a caça.
As detenções ocorreram no contexto de operações realizadas pela Patrulha Rural de Córdoba nas localidades de Chilibroste, Leguizamón, Alejandro Roca, Leones, Las Perdices, Alejo Ledesma, Oncativo, Impira, Isla Verde e Monte Maíz.
Nas operações, não apenas foram resgatados 75 galgos usados para a caça, como também várias aves silvestres que estavam em cativeiro e foram devolvidas ao seu habitat. Além disso, foram apreendidos 12 veículos.
“A multiplicidade de localidades envolvidas evidencia a magnitude desse circuito ilegal de caça. A fauna resgatada está protegida e aguardando um novo lugar para viver. Essas medidas buscam garantir uma realocação segura e adequada tanto para os galgos quanto para as aves silvestres”, informaram fontes policiais.
“O confisco de veículos, animais e a detenção em massa representam um passo fundamental na luta contra os maus-tratos a animais em Córdoba”, continuaram as fontes. “O trabalho conjunto entre o Poder Judiciário e os órgãos ambientais foi essencial para avançar na proteção dos animais e permitiu desarticular uma rede que afetava dezenas de animais”.
Segundo informou a Polícia Rural de Córdoba, a investigação continua em andamento e não se descarta que haja novas acusações ou operações semelhantes em outras localidades.
Traduzido de Página 12.