Com baldes, mangueiras, cordas e um pequeno trator, mais de 60 voluntários tentam salvar 16 baleias e devolvê-las ao mar em Porto Bares, na Espanha.
Vinte e duas baleias apareceram na costa espanhola, longe de seu habitat natural. Alguns machos, várias fêmeas e 4 ou 5 filhotes somavam um grupo grande. Cerca de 22 morreram desidratados ao sol e, até agora, apenas 13 conseguiram ser devolvidos ao mar.
O primeiro aviso veio de um morador da cidade, nas primeiras horas da manhã. Ele tinha visto as baleias nadando fracamente, e muito perto da costa. Desde muito cedo, os animais foram encontrados em sofrimento na praia. Logo, alguns moradores se reuniram ao pessoal da Defesa Civil, Polícia e Emergência e diversos grupos da região e de outras cidades, vestidos com roupa de mergulho ou maiô, carregando centenas de baldes de água para manter as baleias molhadas.
Até o momento, o Coordenador de Estudo de Mamíferos Marinhos (CEMMA) da Espanha tenta achar o macho mais velho do grupo, provavelmente o guia, para tentar descobrir o que aconteceu.
Fonte: El País