Após denúncias de vizinhos, a Diretoria do Bem-Estar Animal do Centro de Zoonoses de Florianópolis (SP) apreendeu entre a noite desta quinta-feira e a manhã desta sexta-feira (4) mais de 60 animais no bairro Carianos, no Sul da Ilha, em Florianópolis. Cães, gatos, galinhas, patos, coelhos e até um esquilo da mongólia foram retirados do local por causa de maus-tratos, e muitos estavam doentes.
Segundo a diretora do Bem-Estar Animal, Maria da Graça Dutra, esta é a quarta vez que o órgão faz apreensões na mesma casa. Desde 2005, mais de 100 animais já foram retirados de lá.
Maria da Graça explica que o dono da casa vive com a mulher e um filho e tem mania de colecionar animais. Os animais estavam trancados em gaiolas, sem condições de higiene e sem alimentação e água suficientes. Ela pediu ajuda da Vigilância Sanitária do município para que a situação não se repita.
— Os órgãos competentes precisam tomar providências, a minha parte eu faço. Por muito menos, a Vigilância Sanitária fecha restaurantes e outros estabelecimentos — desabafa a diretora, que diz receber seguidas reclamações de vizinhos da casa onde os animais eram mantidos.
Alguns animais apreendidos foram distribuídos entre pessoas que se prontificaram em acolhê-los. Os coelhos infelizmente foram sacrificados sob a justificativa de estarem doentes. Já os gatos e um cão estão no Centro de Zoonoses, no bairro Itacorubi, e esperam por adoção.
Fonte: Diário Catarinense