EnglishEspañolPortuguês

MASSACRE

Mais de 50 animais em situação de rua são encontrados mortos em lixeiras na Turquia

Ao todo, 36 cães e 15 gatos foram retirados das lixeiras e mais quatro animais foram resgatados com vida, mas agonizando

11 de outubro de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Animais de rua mortos, gatos e cães, no abrigo de animais de Gebze, na Turquia, em 11 de outubro de 2024. Foto: X

Na manhã de hoje (11/10), 51 animais em situação de rua foram encontrados mortos em lixeiras do lado de fora do Centro de Reabilitação e Treinamento de Animais de Rua em Gebze, na Turquia. Defensores dos direitos animais e testemunhas acusaram trabalhadores municipais de matar os animais e descartar seus corpos em sacos de lixo.

Imagens compartilhadas online mostram vários gatos e cães mortos, colocados em sacos de lixo pretos, deitados ao lado dos contêineres de lixo do centro de reabilitação. Vídeos circulando nas redes sociais mostram corpos de animais sendo removidos de sacos rasgados que foram retirados dos contêineres.

Após a descoberta, defensores dos direitos animais correram até o abrigo para investigar a situação. “Encontramos quatro deles vivos, respirando com dificuldade”, disse Nimet Ozdemir, deputada do principal partido de oposição CHP, de Istambul, que conversou com a BBC Turkish.

Ozdemir afirmou que testemunhas registraram imagens de trabalhadores municipais sedando dois cães com uma injeção antes de colocá-los no lixo. Ela confirmou que 36 cães e 15 gatos foram retirados das lixeiras.

A deputada relatou que os animais mortos foram jogados junto com resíduos médicos, incluindo seringas e medicamentos usados para matá-los. “Retiramos quatro deles com vida, mas estavam agonizando”, disse ela. Segundo Ozdemir, alguns dos animais mortos foram encontrados junto com seus filhotes.

A Prefeitura de Gebze confirmou que uma investigação foi iniciada e que os envolvidos foram suspensos até o resultado. Também afirmou que o Ministério Público foi informado e um processo legal estava em andamento.

A deputada Ozdemir enfatizou que o incidente reflete preocupações mais amplas sobre os direitos animais na Turquia, especialmente após as mudanças recentes nas leis de proteção animal. A lei alterada permite a eutanásia de cães em situação de rua, mas os gatos não foram incluídos nessa disposição.

    Você viu?

    Ir para o topo