A Polícia Civil resgatou, nesta sexta-feira (11/04), mais de 5 mil aves em situação de maus-tratos em Arapongas, no norte do Paraná.
A cidade é conhecida como “Cidade dos Pássaros”, porque tem 1.600 ruas nomeadas com nomes de aves.
Segundo a polícia, uma vistoria constatou que as aves eram mantidas em condições inadequadas, com gaiolas sujas, ração mofada e com larvas, excesso de aves na mesma gaiola, falta de iluminação natural e acúmulo de fezes e urina.
Conforme o delegado Anderson Seiji Kudo, algumas aves apresentavam sinais de desnutrição, ferimentos, cegueira e fraturas. Também foram encontrados animais mortos no local.
Cerca de 500 aves em situação crítica foram resgatadas e encaminhadas a um centro veterinário para tratamento.
Aproximadamente 35 coelhos e 30 porquinhos-da-índia também foram recolhidos no local. Eles apresentavam sinais de doenças, como sarna e cegueira, conforme Kudo.
Dois homens, de 27 e 51 anos, foram identificados como os responsáveis pelos animais. Eles foram encaminhados à delegacia, onde assinaram um Termo Circunstanciado por Infração Penal (TCIP) pelo crime de maus-tratos aos animais e foram multados.
Um deles informou aos policiais que é criador a 20 anos e que vende os animais para todo o Brasil.
A ação foi feita em conjunto com a Guarda Civil Municipal Ambiental, Polícia Militar Ambiental e uma veterinária de Londrina.
Como denunciar maus-tratos?
A polícia reforça que situações de maus-tratos aos animais devem ser denunciadas. É possível registrar um boletim de ocorrência online no site da Polícia Civil.
Para denunciar, é necessário que o crime esteja acontecendo ou tenha existido abuso, maus-tratos, ferimentos propositais de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
É possível também fazer a denúncia de forma anônima por meio do Disque-Denúncia 181, via telefone ou site, ou telefone 197 da Polícia Civil.
Fonte: G1