Mais de 450 animais já foram resgatados da comunidade de Casquilho de Cima, em Conceição do Pará, após o deslizamento de uma pilha de rejeitos da mina Turmalina, pertencente à mineradora de ouro Jaguar. O Corpo de Bombeiros segue monitorando o local.
“Um radar foi instalado e mais três estão em processo de instalação. Uma barreira de contenção de rejeitos está sendo construída para evitar um novo deslizamento. O transbordo do combustível já foi concluído e não há risco de explosão”, afirmou o capitão Thales Costa.
O balanço divulgado pelos bombeiros nesta terça-feira (10 de dezembro) aponta que 158 pessoas foram realocadas de suas casas, 459 animais foram resgatados, sete edificações foram atingidas e 119 foram evacuadas. Em comunicado, a Jaguar destacou que os resgates estão sendo realizados em parceria com outras empresas.
O capitão Costa voltou a fazer um apelo aos moradores e alertou sobre o risco de chuvas na região. “Há previsão de chuva, e pedimos para que as pessoas não acessem a área interditada. Trabalhamos para garantir a segurança de todos.”
A Jaguar também informou a criação de um Comando Unificado de Operações, composto por membros da empresa, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Defesa Civil Municipal e Estadual, além de representantes do Poder Executivo Municipal.
“O comando está atuando em várias frentes, todas apoiadas por equipes, maquinário e recursos disponibilizados pela Jaguar”, esclareceu a mineradora.
Fonte: O Tempo