Após uma operação da Fauna da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI/SE), realizada nessa sexta-feira (4), 44 animais silvestres foram resgatados de cativeiros clandestinos e reintegrados à natureza no sertão sergipano.
A ação ocorreu nos municípios de Amparo do São Francisco, Canindé do São Francisco, Gararu, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, Porto da Folha e Telha.
Segundo a FPI/SE, os animais resgatados até o momento são: dez cardeais, cinco azulões, quatro jabutis, cinco papa-capins, quatro tico-ticos, quatro coleirinhas, um pega, um canário do campo, um tatupeba, três pintassilgos do nordeste, dois pintassilgos coleirinha, dois curiós, um caboclinho e um periquito-da-caatinga.
Os resgates ocorreram em resultado de fiscalizações em locais denunciados e entrega voluntária de animais por parte dos criadores. Nesses casos, por se tratarem de entregas espontâneas, não há aplicação de multas ambientais, conforme previsto pela legislação.
A FPI/SE destaca que a criação irregular de animais silvestres é uma prática ilegal e prejudicial ao meio ambiente, mas que pode ser combatida também por meio da educação ambiental e do incentivo à entrega voluntária. A operação será encerrada na próxima quinta-feira (10).
Fonte: G1