Cuidar dos animais abandonados e encontrar um lar para eles é o objetivo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de Criciúma (SC). A instituição tem como meta tratar as doenças desses animais, visando controlar as zoonoses, doenças transmitidas de animais para os seres humanos, e salvar suas vidas. Após o tratamento, o centro busca pessoas interessadas em adotá-los. Atualmente no local há 45 cachorros à espera por adoção.
“A nossa estrutura está preparada para acolher animais que estejam com algumas zoonoses. Depois dos devidos cuidados, temos como procedimento padrão encaminhar para pessoas interessadas em adotá-los”, reforça a coordenadora do CCZ, Bruna Maffei.
Sengundo Bruna, o propósito principal do CCZ é justamente encontrar um novo lar para esses animais antes abandonados nas ruas. “Eles merecem um tratamento digno, afinal, esses cachorros também são seres vivos”, destaca. “As pessoas interessadas em adotar devem buscar informações sobre alimentação, higiene e saúde de cada animal, porque cada um tem uma necessidade. Acima de tudo, tem que gostar de animais”, enfatiza.
O abandono de animais é crime e a pena é de até um ano de detenção e multa, segundo a lei federal nº 9605/1998. Os interessados em visitar o CCZ, para conhecer e adotar os animais, podem entrar em contato através do telefone: )(48) 3445.8729.
Fonte: A Tribuna