(da Redação)
Conforme matéria publicada na ANDA, teve início nesta terça-feira (27) uma campanha promovida pelo governo angolano, que prevê o extermínio de todos os animais abandonados encontrados em Luanda.
Trinta e quatro cães que viviam nas ruas, de um leque de 40 recolhidos este mês, foram mortos no canil/gatil da povoação de Chanhora, município do Kuito, província do Bié, em cumprimento à cruel decisão de recolher e matar os animais abandonados cujos tutores não se apresentarem.
Falando hoje à Angop, o chefe do canil/gatil Domingos Hélder explicou que os animais foram sacrificados porque os tutores não se pronunciaram nas 48 horas estabelecidas pela administração para o resgate, após o recolhimento dos mesmos.
Os tutores dos animais recolhidos são obrigados ainda, depois de apresentada a documentação do animal (cartão de vacinas) a pagar uma multa, no valor de dois mil kwanzas.
O canil/gatil do Kuito, que tem capacidade para albergar 20 animais, é assegurado por seis técnicos. Está equipado com meios como viatura para transportação, ganchos e redes para captura dos animais de estimação.
Já foram recolhidos mais de 600 animais nas ruas de Luanda
Mais de 600 animais encontrados nas ruas foram recolhidos desde o dia 20 de julho nos nove municípios de Luanda, no âmbito de uma campanha promovida pelo Governo Provincial.
Às segundas-feiras são abrangidos os municípios do Cazenga e Cacuaco, às terças-feiras, Samba e Maianga. Todas as quintas-feiras, a campanha será realizada no Kilamba Kiaxi e Viana.
Os municípios do Sambizanga, Rangel e Ingombota deverão recolher os animais às sextas-feiras.
Com informações do Angola Press