Protetores de animais, ONGs e instituições, além da Coordenadoria de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, estão percorrendo as ruas da cidade para fazer o resgate de animais desamparados por causa da tragédia que assola o município desde a última terça-feira (15), quando choveu o esperado para o mês inteiro.
Segundo o G1, até o momento foram resgatados 30 animais, entre cães, gatos e capivaras. Todos foram enviados para lares temporários.
O trabalho agora é para identificar os tutores de cada um deles. Alguns já foram localizados, mas a maioria ainda não. As equipes não encontraram animais de grande porte em sofrimento.
Segundo o protetor e vereador Domingos Galante, apesar de conseguirem equacionar alguns casos, os protetores enfrentam desafios neste momento.
“O grande problema que a gente encontra é um local para colocar esses animais. A Prefeitura não tem abrigo, não tem nada. A gente tenta os lares temporários”, explicou o protetor.
Os voluntários da entidade filantrópica Dog’s Heaven, que tem sede em Itaipava, Distrito Petrópolis, orientam a população sobre como proceder ao encontrar um animal desamparado.
“Quando encontrarem algum cachorro, dar comida, água e acalmar o animal. Estamos começando uma campanha para arrecadar ração”, explicou Márcia Coelho, voluntária da entidade.
Os protetores continuam realizando buscas por animais desamparados. A localidade mais crítica para resgates é no bairro Alto da Serra, que ainda tem muita lama.
Quem puder doar ração para cães e gatos pode entrar em contato com a Coordenadoria de Bem-Estar Animal pelo telefone (24) 2291 -1505 ou pelo WhatsApp do protetor Domingos Galante, que é o (24) 98845-2440.