A Associação de Socorro e Proteção aos Animais (ASPA) resgatou mais de 30 animais que viviam em condição de maus-tratos em uma casa em Itu, no interior do estado de São Paulo. Cerca de 20 animais silvestres e 16 cachorros, sendo 6 filhotes, eram mantidos em meio à grande quantidade de lixo.
A ação de resgate contou com o apoio da Polícia Civil, que recebeu a denúncia de maus-tratos. De acordo com Rafaela Daunt, membro da ASPA, foram encontrados papagaios, maritacas e pássaros silvestres no imóvel, além dos cachorros e de muitas gaiolas.
Os filhotes resgatados são bastante jovens e teriam nascido há cerca de 20 dias. Os cachorros estavam repletos de carrapatos e pulgas. Os recém-nascidos adoeceram por conta das condições em que viviam e estavam fracos.
Rafaela explicou ao G1 que os animais silvestres foram levados para o Núcleo da Floresta para que sejam reabilitados e, posteriormente, soltos na natureza. Os cachorros serão disponibilizados para adoção assim que estiverem recuperados e castrados.
Ninguém foi preso durante a ação policial. De acordo com as autoridades, foi apresentado um atestado médico no qual o responsável pelo imóvel consta como mentalmente incapaz.