Rio Claro (SP) soltou 265 pássaros silvestres de várias partes do Estado, ontem (25), na Fazenda de São Benedito, que fica na estrada Mangaratiba-Rio Claro. A ação faz parte do Projeto de ‘Soltura de Animais Silvestres’ criado pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Chico Mendes, instinto Ibama e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Os animais soltos serão monitorados.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Mário Vidigal, a maioria dos pássaros foi apreendida por tráfico de animais silvestres e estava em recuperação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica, Rio de Janeiro.
– O tráfico de animais é o terceiro maior tipo de tráfico do país, perdendo somente para o de drogas e armas – frisou Vidigal.
Ainda de acordo com o secretário, os pássaros foram soltos na primeira área credenciada pelo Instituto Chico Mendes (IBAMA), que é a Fazenda de São Benedito.
– Lá [na fazenda], alunos de Zootecnia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro farão pesquisas de Mestrado no local, daí o monitoramento e a parceria com a faculdade – detalhou Mário Vidigal.
A caça e a manutenção de animais em cativeiro é crime ambiental de acordo com a lei 9605/98. No caso de aves, a pena para quem não cumpre a lei é o pagamento de multa, entre R$ 500 e R$ 5 mil por pássaro apreendido.
Fonte: Diário do Vale