EnglishEspañolPortuguês

TRÁFICO INTERNACIONAL

Mais de 200 cavalos-marinhos que seriam enviados em pacotes de café aos EUA são apreendidos

7 de agosto de 2025
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação/Ibama-SP

Uma equipe do Ibama apreendeu 201 cavalos-marinhos secos acondicionados junto a pacotes de café em pó, provavelmente para tentar mascarar o odor da carga e dificultar sua detecção, durante uma fiscalização realizada no Centro de Tratamento Internacional dos Correios, em São Paulo (SP).

Os animais, que pertenciam ao gênero Hippocampus (Hippocampus spp.) estão listados no Anexo II da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (Cites).

Foto: Divulgação/Ibama-SP

Segundo o órgão ambiental, o envio ilegal foi detectado em um objeto postal remetido por uma residente de São Gonçalo (RJ) que tinha como destino o Brooklyn, em Nova York, nos Estados Unidos. A remessa não possuía qualquer documento autorizativo exigido para o transporte de espécies listadas pela Cites, configurando infração administrativa grave.

Além do procedimento administrativo, o caso foi comunicado ao Ministério Público para investigação de possíveis crimes ambientais e foi lavrado um auto de infração no valor de R$ 1.005.000, calculado à razão de R$ 5 mil por exemplar apreendido.

A retirada não autorizada de espécimes incentiva a caça predatória, compromete a sustentabilidade das populações naturais e acelera processos de extinção local, além de afetar o equilíbrio dos ecossistemas e a variabilidade genética das espécies nativas.

Fonte: Um só Planeta

    Você viu?

    Ir para o topo