EnglishEspañolPortuguês

LIBERDADE

Mais de 200 animais resgatados de zoo no Canadá agora vivem livres em santuário

Eles eram negligenciados e maltratados, vivendo em recintos pequenos e inadequados

20 de junho de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Zuko antes de ser resgatado; Foto: Humane Society International

Mais de 200 animais silvestres resgatados há cinco anos do Zoológico de St. Edouard, no Canadá, encontraram uma nova vida e felicidade no Rancho Black Beauty no Texas, Estados Unidos.

Antes confinados em baias semelhantes a masmorras e recintos inadequados, esses animais, incluindo tigres, cangurus e uma variedade de outras espécies, agora prosperam em um santuário de aproximadamente 570 hectares. A missão de resgate, liderada pela Humane Society International, foi uma resposta às condições deploráveis do zoológico, onde as cercas estavam caindo, as gaiolas estavam roídas.

Sue Tygielski, diretora sênior do Rancho Black Beauty, relembra o estado inicial desses animais, muitos dos quais estavam desnutridos, ansiosos e fisicamente debilitados. “Há cinco anos, esses animais foram resgatados de condições deploráveis,” reflete Tygielski. “Aqui no Black Beauty, suas vidas mudaram em todos os aspectos. Eles estão recebendo cuidados excepcionais, tendo suas necessidades atendidas e sendo dados a liberdade para exibir seus comportamentos naturais e serem os animais que merecem ser.”

Entre as histórias de sucesso estão Rachel, Ross e Joey, um trio de cangurus que antes estavam confinados a um pequeno cercado interno, privados de luz solar e espaço. Hoje, eles descansam confortavelmente, aproveitando o sol e aceitando petiscos dos cuidadores.

A leoa Doula, que anteriormente mostrava sinais de estresse e tentava escapar do zoológico, agora aprecia observar seus arredores de um alto poleiro em uma área florestal exuberante.

Serenity e Theodora, os últimos tigres a deixarem o zoológico fechado, agora interagem de forma brincalhona em um vasto espaço com uma piscina, enquanto Zuko, a zebra, e Wolfgang, o gnu, formaram uma amizade, aproveitando o espaço aberto e as interações sociais que lhes foram negadas antes.

O Rancho Black Beauty é parte da Humane Society of the United States. Acreditado pela Federação Global de Santuários de Animais, o rancho fornece um refúgio permanente para mais de 600 animais domésticos e silvestres, desde tigres e ursos até primatas e animais de fazenda. Ele exemplifica o poder transformador do cuidado em santuário, permitindo que animais que antes sofriam recuperem suas vidas e dignidade.

    Você viu?

    Ir para o topo