Por Raquel Soldera (da Redação)
Por serem considerados um risco para a sociedade, mais de 17 mil cães de rua foram sacrificados na cidade de Tamaulipas, no México, pela Secretaria de Saúde local.
O Chefe do Departamento de Prevenção e Controle de Zoonoses, Francisco Parás Ruiz, informou que as medidas que foram tomadas no ano passado fazem parte de um programa, cujo objetivo é o controle do aumento da população canina, já que, segundo denúncias de moradores, era comum ver os animais nas vias públicas.
Para 2010, a Secretaria de Saúde pretende trabalhar na conscientização da população sobre a responsabilidade de ter um cão de estimação, e divulgará organizações que se dedicam a promover a adoção de animais, de maneira que o controle populacional seja tratado de forma responsável e da maneira mais humana possível.
Francisco Parás Ruiz também disse que o aumento de animais de rua se deve à falta de responsabilidade por parte dos tutores, que abandonam aos animais em vez de recorrer a um centro de adoção quando não pode mais ficar com o animal.
Para os tutores de animais, vale ressaltar a questão da guarda responsável. Os animais não são objetos que podem ser simplesmente descartados. E para a Secretaria de Saúde local, lembramos que existem outros métodos de controle populacional, como a castração, em vez de recorrer ao sacrifício dos animais.
Com informações de La Región