O Globocop flagrou na manhã desta quinta-feira (16) um cachorro tentando se salvar do alagamento que atinge há dias a cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. O animal estava no telhado de uma das casas ilhadas e pulou na água em busca de outro local seguro.
Ao tentar subir no telhado de uma casa no bairro Mathias Velho, que estava um pouco mais alto do que o nível da água, o cachorro enfrentou enorme dificuldade. Após algumas tentativas, no entanto, ele conseguiu subir e se encontrou com outros animais que estavam no local.
Parecendo assustado, o mesmo cachorro voltou a cair na água depois e nadou por um longo trecho atrás de outro telhado. Um barco que passava pelo local tentou se aproximar, mas o animal acabou fugindo.
Gato é resgatado
Em outro ponto da cidade, um gato foi resgatado de dentro de uma casa que estava com água até o teto. Os socorristas tiveram que entrar na água suja e, com o auxílio de uma rede, tirar o animal de dentro do imóvel.
Canoas, que fica na Região Metropolitana de Porto Alegre, é a mesma cidade onde foi resgatado o cavalo Caramelo, que passou um longo período imóvel sobre o telhado de uma das casas ilhadas.
O resgate foi feito pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo — veterinários acompanharam toda a ação. Para ser retirado do local, o equino foi sedado e colocado em um bote.
Números da tragédia no RS
Os temporais e as cheias que atingem o Rio Grande do Sul já deixaram 151 vítimas fatais, segundo o boletim da Defesa Civil desta quinta-feira (15). Além disso, são 10 desaparecidos e 806 feridos.
Ao todo, 77.199 pessoas estão em abrigos, e outras 538.164 estão na casa de parentes ou amigos. São 2.281.774 pessoas foram atingidas pela tragédia, que afetou 458 dos 497 municípios gaúchos.
Fonte: G1