EnglishEspañolPortuguês

DESORIENTAÇÃO

Mais de 100 golfinhos encalham em águas rasas ao redor de Cape Cod, em Massachusetts (EUA)

30 de junho de 2024
Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Stacey Hedman/AP

Mais de 100 golfinhos ficaram encalhados nas águas rasas ao redor de Cape Cod na sexta-feira, em um evento descrito pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal como “o maior encalhe em massa” em seus 25 anos de história. O incidente ocorreu em Wellfleet, Massachusetts, cerca de 160 quilômetros a sudeste de Boston, em uma área conhecida como Gut, ou Grande Ilha no Rio Herring, propensa a encalhes devido ao seu formato peculiar e às mudanças extremas das marés.

Stacey Hedman, diretora de comunicações do fundo, relatou que a equipe de resgate, composta por 25 profissionais e 100 voluntários treinados, iniciou a operação uma hora após a maré alta na sexta-feira à noite. “Encontramos 125 golfinhos do Atlântico encalhados, com 10 deles falecendo antes de nossa chegada”, disse Hedman em comunicação por e-mail à CNN.

O esforço de resgate envolveu conduzir os golfinhos, estimados em 115 sobreviventes, para águas mais profundas, aproveitando a janela de tempo entre as marés. Hedman destacou a importância das condições climáticas mais amenas no dia seguinte, apesar dos riscos de queimaduras solares e superaquecimento para os animais até que a maré subisse novamente.

Misty Niemeyer, coordenadora de encalhes da organização, descreveu o dia como uma resposta intensa de 12 horas sob sol escaldante, com a equipe superando desafios como lama difícil e a dispersão dos golfinhos por uma vasta área. A operação incluiu o uso de três pequenos barcos equipados com detectores subaquáticos para ajudar na condução dos animais.

A Whale and Dolphin Conservation, o Center for Coastal Studies, o AmeriCorps of Cape Cod e o New England Aquarium também ofereceram suporte à operação de resgate, sublinhando a colaboração entre diversas entidades na preservação da vida marinha.

    Você viu?

    Ir para o topo