No dia 4 de outubro, autoridades tailandesas acionaram uma série de esforços para resgatar mais de cem elefantes, porcos e outros animais que foram afetados por uma forte enchente que atingiu a província de Chiang Mai, no norte da Tailândia.
De acordo com informações do vice-primeiro-ministro do país, Phumtham Wechayachai, 117 elefantes já foram resgatados, mas outros nove ainda precisavam de reforços e ajuda dentro do santuário Elephant Nature Park. Em alguns registros divulgados pelo local, é possível ver elefantes correndo para lugares mais altos, com boa parte do corpo submersa na água. Vale lembrar que esses mamíferos são considerados símbolos nacionais da Tailândia. O governo tailandês declara que voluntários e funcionários também aguardam resgate no local.
Além dos elefantes no santuário, outros animais, incluindo porcos e búfalos, ficaram ilhados em vilas da província, segundo informações de Saengduan Chailert, fundadora do Elephant Nature Park.
A região do país sofre com chuvas intensas e inundações desde o mês de agosto; o cenário piorou com a passagem do tufão Noru, que atingiu a Tailândia, a Venezuela e as Filipinas em setembro. No norte da Tailândia, cerca de 49 pessoas morreram e milhares de pessoas tiveram de deixar a casa em que viviam. Mais de 10 mil residências foram danificadas.
Fonte: Jornal Joca