EnglishEspañolPortuguês

EXPERIMENTAÇÃO

Mais de 10 gatos explorados em laboratório são levados para santuário após universidade cancelar planos para novas pesquisas 

O experimento cancelado planejava infectar gatinhos com Toxoplasmose, alimentando-os com cérebros de ratos e, em seguida, matando-os

6 de setembro de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Kindness Ranch Animal Sanctuary

A Universidade da Califórnia-Davis (UC-Davis), nos Estados Unidos, cancelou planos para novos experimentos com gatinhos, fechou sua colônia de criação de gatos e aposentou os 15 que viviam lá, enviando-os para o santuário animal Kindness Ranch, no estado de Wyoming.

“Quinze gatos explorados para criação e pesquisa nutricional na UC Davis encontraram seu caminho para o Kindness Ranch após a universidade procurar ajuda para encerrar seu programa de criação”, escreveu o santuário em uma publicação nas redes sociais. “Essa colaboração entre o Kindness Ranch e a UC Davis marca um ponto de virada crítico em como as instituições de pesquisa abordam o uso de animais na ciência. A decisão de encerrar o programa de criação de gatos é um passo significativo em direção a práticas mais humanas na comunidade científica.”

O fechamento da colônia de criação de gatos da UC-Davis e a aposentadoria dos gatos foi realizado três meses após o projeto sem fins lucrativos White Coat Waste Project (WCW) anunciar que conseguiu impedir uma nova rodada de testes mortais com gatinhos no laboratório, que pretendia usar animais da colônia da universidade.

A pesquisa cancelada, financiada com mais de 419 mil dólares de contribuintes pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH), planejava infectar pelo menos dez gatinhos com Toxoplasmose, alimentando-os com cérebros de ratos e, em seguida, matando-os, de acordo com registros públicos obtidos pelo WCW. Os testes estavam programados para serem realizados em 2024.

Após uma investigação do WCW, que incluiu pedidos de informações com base na Lei de Liberdade de Informação à UC-Davis e ao NIH no início deste ano, a UC-Davis interrompeu os planos de testes e anunciou sua intenção de desmantelar completamente a colônia de reprodução de gatos que mantinha há décadas para fornecer animais para experimentos cruéis.

O presidente do WCW, Anthony Bellotti, afirmou que o cancelamento dos experimentos e do programa de criação foi uma grande conquista com implicações de longo alcance, pois a UC-Davis fornecia gatos para muitos outros laboratórios, incluindo a UC-Irvine, o Smithsonian e o Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA.

“Estamos orgulhosos de que nossa investigação tenha levado a essa importante vitória para os gatos e os contribuintes”, disse Bellotti do WCW. “A decisão da UC-Davis de cancelar os testes com gatinhos e encerrar seu programa de criação vai poupar inúmeros gatos de dor e morte às custas dos contribuintes em laboratórios por todo o país.”

Em 2019, Bellotti adotou dois gatos liberados de um laboratório do governo dos EUA que o WCW também impediu de realizar experimentos desnecessários de toxoplasmose.

    Você viu?

    Ir para o topo