Com mais de 8,8 milhões de toneladas de plástico entrando nos oceanos a cada ano e cerca de 700 espécies marinhas ameaçadas de extinção, os resíduos plásticos são uma enorme questão ambiental no mundo de hoje.
Felizmente, muitas empresas e organizações ao redor do mundo têm tido iniciativas para reduzir não apenas a produção do material, mas também o seu descarte que, mesmo quando regular, ainda assim tem impactos diretos em muitas espécies e ecossistemas.
De acordo com uma nova pesquisa encomendada pela Ingredient Communications e conduzida pela Surveygoo, um terço dos consumidores dos EUA e 52% dos do Reino Unido estão apoiando um imposto sobre todas as embalagens plásticas de alimentos.
A pesquisa on-line com mil consumidores também descobriu que 41% dos compradores teriam mais probabilidade de fazer compras em supermercados que oferecem frutas e legumes sem embalagens plásticas. No Reino Unido, esse foi o caso de 38% dos clientes. Os resultados provam que leis direcionadas a plásticos excessivos e muitas vezes desnecessários não apenas funcionam, mas também são algo que muitos compradores querem ver ativamente.
Analistas dizem que os impostos ou taxas de varejo de sacolas plásticas de uso único foram bem-sucedidos em limitar o número de sacolas em uso, sem grandes efeitos nas vendas globais, segundo o Food Dive. A grande maioria dos compradores se acostuma com a regra dos sacos de plástico descartáveis e começa a trazer suas próprias sacolas reutilizáveis, em vez de optar por comprar em outro lugar.
Muitas empresas importantes já implementaram mudanças com o objetivo de reduzir o desperdício de plástico. A decisão de fazê-lo é frequentemente motivada pela necessidade de atrair o consumidor que, como vemos agora, é cada vez mais educado sobre a questão da poluição plástica e quer agir. De acordo com a Nielsen, o compromisso de uma empresa com o meio ambiente pode influenciar a compra de produtos para até 45% dos consumidores.
À medida que a consciência do que acontece com as embalagens plásticas de nossas compras de supermercado e outros materiais plásticos cresce, mais e mais pessoas estão optando por mudar seus hábitos e procurar maneiras de fazê-lo. Reciclar, embora necessário, não resolverá este problema sozinho.
Os consumidores estão menos dispostos a comprar bens como produtos frescos desnecessariamente envoltos em plástico, mas em algumas áreas e em alguns supermercados, embalagens excessivamente tristes são muito difundidas. Mudar isso não só ajudaria a economizar quantidades significativas de resíduos, mas também, como mostra a pesquisa, seria muito atraente para os compradores, o que esperamos convencer mais empresas a fazer a mudança.
No Reino Unido, o uso de sacolas plásticas caiu mais de 80% após a lei de 2015 exigindo que os grandes varejistas cobrassem por elas. Só esta figura mostra que há uma tremenda quantidade de oportunidades, e com grandes varejistas como Kroger, Islândia, Morrisons e outras empresas tomando medidas para cortar o plástico, é apenas uma questão de tempo até que esses itens de uso único sejam coisa do passado!