Dois cavalos foram encontrados na manhã desta segunda-feira (14) na Avenida Brasil, uma das principais vias expressas do Rio. O flagrante foi na altura de Fazenda Botafogo, no subúrbio da cidade. Os animais quase foram atropelados por um motociclista.
Não é a primeira vez que cavalos são flagrados no local. No dia 24 de agosto deste ano, o motorista Thiago Mansano, de 24 anos, atropelou um cavalo na via. Ele quebrou três dentes e precisou ser medicado no hospital. O animal morreu no local.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), só nos quatro primeiros meses deste ano foram 30 acidentes desse tipo em rodovias do estado do Rio e 195 animais apreendidos nas pistas.
De acordo com o diretor do Centro de Controle de Zoonose, Fernando Ferreira, a presença de animais na pista requer cautela.
“A primeira coisa é reduzir a marcha, diminuir a velocidade do carro e observar qual é a atitude do animal na pista. Nunca buzinar nem piscar farol porque isso espanta o animal. Deve-se reduzir a marcha e tentar ultrapassar o animal por trás. E imediatamente, é claro, avisar as autoridades”.
O diretor lembra ainda que normalmente esses animais têm tutores.
“Existe um trabalho de responsabilização dos tutores. Você vai aonde tem criações de animais e essas criações são visitadas, avaliadas e o tutor é orientado sobre o que fazer para manter seu animal dentro da área de limite da sua criação. E, paralelo a isso, algumas equipes de apreensão rodam diariamente não só a Avenida Brasil como outros pontos do município para tentar remover os animais que eventualmente aparecem soltos”.
Segundo ele, os animais apreendidos são levados para o Centro de Controle de Zoonose, passam por avaliação de um veterinário e são tratados se houver necessidade. A partir daí, o tutor tem um prazo de 72 horas para resgatá-lo. Do contrário, ele é encaminhado para adoção. O responsável está sujeito à multa e à perda do animal.
Fonte: G1