Por Vanessa Perez (da Redação)
Raven e Michael Hackworth caminhavam pela Humane Society no Sul de Mississippi, nos EUA, recentemente, com MaLeyah de seis meses de idade, olhando para todos os filhotes disponíveis para adoção.
“Nós estamos procurando um cão pequeno para um apartamento”, disse Raven Hackworth. “Queríamos um cão para começar o ano novo.”
O feriado é um período comum para a adoção de animais – HSSM adotou 28 cães na segunda-feira após o Natal -, mas aqueles que trabalham em abrigos para animais em todo o sul de Mississippi disseram que gostariam de ver mais adoções em todo o ano.
Segundo informações do jornal Sun Herald, a Humane Society no Sul de Mississippi em Gulfport recolheu 12.157 animais em 2010, em comparação com 14.409 em 2009. Além disso, 4.160 animais foram adotados, em comparação com 3.963 em 2009.
Funcionários do abrigo disseram que os motivos incluem um melhor conhecimento da comunidade sobre o problema da superpopulação animal, assim como mais pessoas estão castrando seus animais.
“Acreditamos nas nossas iniciativas de esterilização, que divulgamos por tanto tempo”, disse Krystyna Szczechowski, especialista em marketing para HSSM.
“Nós pensamos que, finalmente, o que estamos fazendo está funcionando”.
Mas o abrigo de animais do condado de Jackson em Gautier não está vendo as mesmas tendências. Foram 7.248 animais trazidos para o abrigo em 2010, em comparação com 7.296 em 2009. No entanto, as adoções foram mais baixas do que no ano passado.
Em 2010, 960 animais encontraram casas, em comparação com 1.104 em 2009.
Esta contagem não inclui animais recuperados por seus tutores, que tinham conseguido escapar e foram levados para o abrigo. Recuperaram seus tutores quase 500 dos animais trazidos para o abrigo em 2009 e 2010.
Os números não estavam disponíveis para o abrigo do condado de Hancock.
Bill Richman, supervisor do abrigo do Condado de Jackson, disse que as pessoas precisam entender tudo que está envolvido com adotar um animal antes de escolher um.
“É decepcionante e até mesmo irritante ver o número de animais que são abandonados simplesmente porque as pessoas não querem lidar com a responsabilidade de possuir um animal de estimação”, disse ele. “Os animais dependem dos humanos para cuidar deles, e estes animais que temos aqui foram descartados por seus tutores.
“Cada um deles ficaria muito grato de obter uma família que vai cuidar deles da maneira que eles merecem.”
Ele acrescentou que pessoas que receberam animais durante as férias precisam ter certeza de não aumentar o problema populacional de animais.
“Muita gente adota novos animais para o Natal, por isso também queremos sublinhar a importância de castrá-los”, disse Richman.
“Existe uma grave superpopulação de animais e esterilizar seus animais é uma das melhores maneiras de prevenir mais crias”.