EnglishEspañolPortuguês

Mais 42 agrotóxicos são liberados no Brasil

25 de junho de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Por David Arioch

“Já estão prontos para serem usados no controle de pragas na agricultura brasileira” | Pixabay

Saiu nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial da União a publicação com registro de mais 42 agrotóxicos liberados para utilização no Brasil. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em média, os produtos estavam na lista de espera para aprovação há quatro anos.

De acordo com o Mapa, com exceção de um, todos os demais agroquímicos são produtos genéricos que já estavam presentes em outros agrotóxicos presentes no mercado.

“Já estão prontos para serem usados no controle de pragas na agricultura brasileira”, informa o ministério em referência a 12 dos 42 defensivos agrícolas que tiveram o registro confirmado hoje no Diário Oficial.

A justificativa para a liberação de agrotóxicos genéricos é “o barateamento do preço dos defensivos”, o que segundo o Mapa garante queda no custo de produção e no preço dos alimentos. “A aprovação de novos produtos tem como objetivo disponibilizar novas alternativas de controle mais eficientes e com menor impacto ao meio ambiente e à saúde humana”, argumenta.

O coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins da Secretaria de Defesa Agropecuária, Carlos Venância, afirma que a intenção com novos registros é estimular a competitividade:

“As aprovações de novos produtos técnicos equivalentes significam que novas fábricas estão autorizadas a fornecer ingredientes ativos para fabricação dos produtos formulados que já estão registrados, possibilitando um aumento na concorrência no fornecimento industrial destas substâncias.”

A publicação no Diário Oficial pode ser conferida clicando aqui.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo