De janeiro a novembro deste ano, foram resgatados em Limeira 35 animais com vida nas rodovias Bandeirantes e Anhanguera. O número já é maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram capturados 30. Os dados foram divulgados pela concessionária AutoBAn, responsável por administrar as rodovias.
De acordo com os dados, dos 35 animais capturados, 34 são domésticos ou domesticados – sendo 30 cães ou gatos e quatro equinos. Neste ano, apenas um animal silvestre foi apreendido pelos funcionários da concessionária.
No ano passado, o número de animais domésticos ou domesticados também foi menor – sendo 21 cães ou gatos, três equinos e dois bovinos. Embora neste ano tenha diminuído, no mesmo período de 2012, foram capturados quatro animais silvestres.
De acordo com a AutoBAn, Limeira é a segunda cidade com o maior número de acidentes causados por animais selvagens. O município perde apenas para Jundiaí, onde foram capturados, segundo os dados da concessionária, 19 animais silvestres desde janeiro de 2012 até o mês passado. A terceira posição fica por conta de Valinhos, com seis animais silvestres desde o ano passado.
Para o biólogo Matheus Croco, o número grande de animais domesticados na pista é fruto da falta de programa de conscientização por parte dos governos. “Este índice ainda deve se manter por alguns anos. Infelizmente, não temos programa de acompanhamento populacional e nem de controle da taxa de natalidade dos animais”, destaca.
Croco diz que os indícios de animais silvestres nas pistas estão ligados à fragmentação da mata. “É por este motivo que animais acabam tendo contato com os seres humanos, não temos um corredor ecológico e, portanto, eles atravessam a pista”, destaca. Segundo ele, os animais selvagens mais comuns no município são onça-parda e até cuíca.
Fonte: Jornal de Limeira